ATPS Fundamentos Históricos
O Assistente Social não é aquele moça(o) boazinha(o), que o governo paga parar ter dó dos pobres, por mais que as origens da profissão estejam fincadas na assistência prestadas aos pobres, pelas chamadas damas de caridade, alguns século atrás. Muita coisa mudou de La pra cá, o que antes era feita pó damas de caridades ricas,cedeu lugares as filhas de classe media e aos trabalhadores urbanos. Hoje a profissão é exercida por homens e mulheres, que atuam na realidade social através do atendimento das demandas, elaboração de pesquisas e construção de propostas que visam o atendimento as necessidades sociais da população. O Serviço Social é uma profissão regulamentada e possui um Codigo de Etica exclusivo destes profissionais.
Não se deve usar o termo serviço social para identificar praticas assistenciais como doação de cestas básicas, vagas para consultar no SUS.
Não confundam!!!!!
O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-politico, critico e interventivo para poder interferir no conjunto de desigualdades que se originam no antagonismo entre a socialização da produção e apropriação privada dos frutos do trabalho.
Martinelli ainda refere que o Serviço Social responde