Atps fundamentos historico
SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
Acadêmicos:
Adriano Roberto dos Santos – 413020
Allana Claudia Belon do Nascimento – 425847
Carla Tomazeli Guanho – 426090
Delvair Batista Lemonie - 409292
Isabelle de Cassia Kakimoto Iarosinski – 424495
Janaina Mendes Riquelme - 411773
Titulo da Atividade: O Serviço Social como Ferramenta Humanizadora
Professora: Profª. Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Castro,01 de Outubro de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho ira retratar o desenvolvimento do Serviço Social, desde os primórdios da assistência social, na década de 30, período em que se firmou o Sistema Capitalista, marco inicial dos primeiros conflitos e as lutas de classe. Para desenvolver este tema, nos utilizamos do filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin, o qual ilustra as mudanças decorrentes da industrialização e das novas tecnologias. Buscamos mostrar as mudanças sofridas no campo de trabalho do Assistente Social, bem como a nova nomenclatura deste profissional, à busca de novas formas de atuação e o abandono do modelo capitalista. Enfim, partilharemos de duas questões sociais decorrentes da atualidade, atrelando as pertinências do Assistente Social neste cenário.
Com isto, vimos que o Serviço Social, busca incansavelmente gerar ações sociais, que o desvinculem do caráter assistencialista, que historicamente lhe foi conferido.
FILME TEMPOS MODERNOS
O filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin, retrata os efeitos de falta de humanidade na inserção das tecnologias e na industrialização, a mudança de atitudes e comportamentos dos usuários e a divisão de classe, comparam o homem a uma máquina. Dentro disso a burguesia é constituída por uma "sociedade dominada", composta por indivíduos iguais, individualistas e consumidores.
O filme inicia mostrando ao fundo um grande relógio, a figura modelo dos tempos modernos, demonstrando