direito
Estudo da violência
Violência: cada vez mais presente nas relações interpessoais
IMPACTO DA VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE
Comportamentos que se manifestam:
Pela livre espontânea vontade do agente
Originam-se por complexas conexões provenientes de estados emocionais
Nos lugares em que a violência é ocasional, a qualidade de vida é espantosa, sendo assim necessários investimentos comunitários para combater a violência.
Não há como dissociar delinquência de violência. A violência física é o resultado indesejado contra a ética e a moral.
Todo crime constitui um ato de violência contra a humanidade e assim deve ser encarado, ou não se caminha contra a violência pacífica.
AGRESSIVIDADE E VIOLÊNCIA
AGRESSIVIDADE: comportamento adaptativo; característica de personalidade (pessoa irritante,desagradável,que defende com grande ênfase seus interesses),mantendo respeito à integridade física dos demais.
VIOLÊNCIA: não está relacionada à proteção de interesses vitais. A violência tem marca de agressão física e/ou psíquica e ultrapassa o aceitável legal ou social.
A interpretação do que seja agressividade ou violência, depende do contexto sociocultural e legal de quem a recebe. Relacionando com a reação da sociedade, compreende-se assim que deve ser excluído da sociedade aquele que mata por prazer.
Não há uma relação entre violência e personalidade (ex: pessoas vistas como agressivas que nunca se tornam violentas, ou pessoas ‘dóceis’ que apresentam atos violentos inesperáveis).
Diversos fatores levam à prática de violência, tais como: local onde ocorre, forma como realiza, característica dos indivíduos participantes.
Ainda que o comportamento agressivo não se transforme, necessariamente em violência, a convivência com a agressividade facilita a evolução do primeiro em direção ao segundo. Devido à alguns fatores:
Mecanismo de defesa inconsciente - a agressão pode ser percebida como reação à frustração.
Descarga de energia