Formação Cidadã
1 - Por que até 1920 não havia universidade no Brasil? Os primeiros colonizadores portugueses viam o Brasil somente como fonte de riqueza e como um grande território conquistado e não enxergavam ''futuro'' para o povo brasileiro. As primeiras iniciativas de educação partiram dos jesuítas, e até esse ponto o povo brasileiro não tinha ''voz''. Somente com a chegada da família real ao Brasil que surgiu o interesse de ampliar a educação no Brasil e a partir disso se criaram as primeiras escolas e isso auxiliou para que o povo brasileiro pudesse elevar seu nível de conhecimento e utilizar isso ao seu favor, ou seja, tornando-se um povo enfim independente que sem a ajuda do governo ergueram a primeira universidade do Brasil, localizada no Rio de Janeiro.
2 - Relacione o tardio surgimento da universidade no Brasil com o acesso restrito, ainda hoje, ao ensino superior. Acredito que o acesso restrito que o povo brasileiro ainda tenha ao ensino superior seja uma pequena consequência do surgimento tardio da universidade no país. Por ter erguido uma universidade ''muito tarde'', o Brasil segue com uma educação muito abaixo dos níveis esperados, pelas capacidades que o país apresenta. Porém, o ingresso em uma universidade vem a cada dia se tornando mais fácil para a população brasileira em geral, e novas universidades surgem a cada dia, proporcionando ensino e muitas vezes tornando-se fundamental para seus campos atuantes, porém falta de alfabetização, consequência da pobreza e da miséria, não permite que toda população tenha acesso sequer a escolas, quem dera a universidades.
3. A UCS é uma universidade comunitária, o que isso significa? Significa que a Universidade de Caxias do Sul, se organiza baseando-se nos princípios do município de Caxias do Sul e Região, atendendo com integrações e demais atividades os interesses da sociedade, contribuir diretamente para o crescimento cultural e científico da região, além de possuir