resenha Henri Wallon
_A Psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon: Desenvolvimento da comunicação humana com ênfase na educação.
Este trabalho apresenta um panorama geral dos estudos do psicólogo Henri Wallon, partindo principalmente da ideia do desenvolvimento humano nos primeiros anos de vida, levando em consideração as perspectivas práticas usadas nos trabalhos com crianças de 0 a 06 anos. A teoria Walloniana fornece um significativo suporte teórico, compreendendo a dimensão social e afetiva do desenvolvimento.
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento humano, Teoria de Henri Wallon, primeiros anos de vida.
O objetivo principal desse trabalho é entender a forma de pensamento de Henri Wallon, o modo especial que sua teoria nos permite refletir sobre os aspectos do desenvolvimento humano a partir dos primeiros anos de vida. Considerada uma teoria tão abrangente e dinâmica serve a muitas leituras para quem procura subsidiar pedagogicamente.
Henri Wallon(1879-1962), filósofo, médico ,psicólogo e político francês, dedicou-se a compreender o psiquismo humano, voltando sua atenção a criança acreditando que conhecendo seu desenvolvimento era possível ter acesso á gênese dos processos psíquicos. Buscou relacionar seus estudos sobre a evolução da criança com a educação.
Em 1925 ele publicou sua tese de doutorado “A criança turbulenta”, vivendo um grande período de produção durante o qual foram publicados o seu livros considerados mais importantes, sendo o último deles “origens do pensamento da criança” de 1945. Em 1948 criou a revista “enfance” instrumento de divulgação de pesquisas do campo da psicologia e fonte de informação para educadores.
Sua principal dedicação foi com a psicologia genética, ou seja, a gênese dos processos psíquicos. Para ele a existência do homem