Gemas
Carlos Medeiros, Nathália Maia Costa
Definição
Gema é um mineral, rocha (como a lápis-lazúli) ou material petrificado que quando cortado e facetado ou polido é colecionável ou pode ser usado em joalheria.
Algumas gemas geralmente consideradas preciosas e bonitas são demasiado macias ou frágeis para serem usadas em jóias (por exemplo, rodocrosita mono cristalina), mas são exibidas nos museus e procuradas por colecionadores.
Diamante
Rubi
Safira
Esmeralda
Características e classificação
As gemas são descritas e diferenciadas por gemólogos
através de diferentes especificações técnicas. Em primeiro lugar, do que é feito ou a sua composição química.
Dependendo da composição, muitas arestas são cristalinas
que são classificados pelo sistema cristalino por cúbico, trigonal ou monoclínico. Um outro termo usado é o hábito, a forma com que a gema é geralmente encontrada.
As gemas caracterizam-se por: índice de refração, dispersão, peso específico, dureza, clivagem, modo de fratura e lustre. Podem exibir pleocroísmo de um determinado tipo e ainda luminescência e um espectro de absorção característico.
Gemas sintéticas
Algumas gemas são manufaturadas para imitar outras gemas. Por exemplo, a zircônia cúbica ou zircão é um substituto sintético do diamante. As imitações copiam a aparência e a cor da pedra real, mas não possuem suas características químicas nem físicas. Entretanto, as gemas sintéticas não são necessariamente imitações. Por exemplo, o diamante, o rubi, a safira e a esmeralda podem ser manufaturados em laboratórios, com características químicas e físicas idênticas aos do artigo genuíno.
Diamante sintético
Rubi sintético
Lapidação das gemas
Dá-se o nome de lapidação ao tratamento a que são submetidas às gemas a fim de obter a forma que mais ressalte a sua beleza e que proporcione o máximo de brilho.
Gemas em estado bruto