Lapidando uma gema
1 –Exame visual detalhado.
A lapidação de uma gema deve ser cercada cuidados especiais. O ambiente de uma lapidação deve ser limpo e bem iluminado. Antes de iniciar o processo de lapidação o lapidário deve inicialmente limpar e lavar a pedra, nesta etapa além de água são usados também solventes, acetona, álcool etc.
Em alguns casos também são usados na limpeza das pedras objetos de desbaste como escova de aço, estiletes, escovas rotativas etc.
A mesa de onde será examinada a pedra deve ser bem iluminada, dispor de uma lupa de 10 vezes de aumento e de balanças para gramas e quilates.
É necessário fazer um exame detalhado para determinarmos os defeitos e qualidades da pedra, verificarmos o percentual de pedra bruta que se converterá em pedra lapidada.
1.1 - Equipamentos usados no exame visual
1.2 - Fraturas e inclusões
Observar a posição das fraturas e inclusões na pedra posicionando o traço de serra de maneira a separá-los das partes próprias para a lapidação.
No caso de lapidar uma pedra com inclusões ou fraturas deve-se posicionar a inclusão de maneira que seja difícil a visibilidade, não é aconselhável que fraturas e inclusões sejam posicionadas na mesa ou coroa, ficam menos visíveis junto às facetas do pavilhão.
A gema deverá ser serrada nas partes que não apresentam proveito algum eliminando grandes defeitos e aproveitando as partes boas, as partes de qualidade inferior também poderão ser aproveitadas.
1-3 - Distribuição da cor
Normalmente as pedras não apresentam uma uniformidade na distribuição da cor e variam com a direção em que são observadas (ex: turmalinas, ametistas etc.)
Quando a cor é uniforme o lapidário deve então observar se a pedra possui clivagem e posicionar a mesa paralelo à clivagem.
Quando a pedra apresenta faixa de cor, usa-se posicioná- la no pavilhão próximo à cintura paralela à mesa. Para obtermos uma gema com a cor mais acentuada mais escura devemos