gemas
As partes componentes de um cristal geminado estão relacionadas umas comas outras dos seguintes modos:A relação pode ser tal como se uma parte fosse derivada da outra mediante reflexão sobre um plano comum a ambas. Este plano em torno do qual as duas partes do cristal geminado estão dispostas simetricamente chama-se plano do geminado.
Uma parte do geminado pode dar a aparência de ter sido derivada da outra por uma revolução em torno de alguma direção do cristal comum a ambas. Embora existam algumas exceções, a revolução angular é usualmente de 180° e a linha em torno da qual ela pode ser considerada como tendo ocorrido chama-se eixo do geminado.
Os dois indivíduos podem ser simétricos em torno de um ponto. Neste caso, diz-se que o geminado tem um centro.
A geminação é definida por uma lei que afirma a existência de um centro,um eixo ou um plano de geminação e dá a orientação cristalográfica para o eixo ou plano.A superfície sobre a qual os indivíduos estão unidos é conhecida pelo nome de superfície decomposição.
Se esta superfície é um plano,chama-se plano decomposição.
O plano de composição é comumente, mas não invariavelmente,o plano do geminado. Contudo, se a lei de geminação pode ser definida somente por um plano de geminação, este plano é sempre paralelo a uma face possível, mas nunca é paralelo a um plano de simetria. O eixo do geminado é um eixo de zona, ou uma direção perpendicular a uma face possível do cristal; mas nunca pode ser um eixo de simetria par (binário,quaternário) se a rotação considerada é de 180°. Uma rotação de90° em torno de um eixo binário pode ser considerada uma operação de geminação.Os geminados designam-se usualmente seja como geminados de contato, seja como