geleiras
INTRODUÇÃO
Geleira é uma massa de gelo sobre a Terra que consiste em neve compactada e recristalizada que flui sobre o próprio peso. Para os geólogos Era Glacial corresponde ao período pleistocênico. As geleiras cobrem 15 milhões de quilômetros quadrado correspondente a um décimo da Terra. Esse valor é capaz de cobrir os países dos EUA e o Canadá com até 1,5km de profundidade. Todos os continentes do mundo possuem geleiras exceto pela a Austrália.
Dentre outros processos os vários processos que modificam a superfície têm as geleiras como sólidos em movimento são particularmente eficientes, pois removem a rocha por atrito e acabam formando diversas formações geológicas. Sendo que a maioria das modificações ocorreu no período pleistocênico.
1. GELEIRA– PARTE DO CICLO HIDROLÓGICO
A hidrosfera é composta de toda a água da superfície dos oceanos e da terra incluindo as geleiras, as geleiras contêm 2,15% de toda a água da Terra, mas corresponde a 75% de toda a água doce da Terra.
A fonte final das geleiras é o oceano. As geleiras constituem um reservatório no ciclo hidrológico onde a água é armazenada por longos períodos, mas no fim a água volta para os oceanos. O oeste do EUA e do Canadá as geleiras são importantes reservatórios de água doce.
Para o ciclo hidrológico a fusão é o principal processo seguido do processo de sublimação.
2. COMO AS GELEIRAS SE FORMAM E SE MOVEM
Formam-se através de acumulação de neve a partir do momento em que 80% dos poros estão preenchidos por ar e 20% por sólidos, então é convertida para um tipo de neve conhecida como firn, à medida que, a neve se acumula e o firn é soterrado, compactado e se recristaliza formando as geleiras. Movem-se através de um fluxo plástico, mas também deslizam sobre a sua superfície subjacente pelo deslizamento basal, pois reduz a resistência causada pelo o atrito entre a superfície subjacente e uma geleira.(figura 14.3,fnda...)
3. TIPOS DE GELEIRAS
Todas as geleiras