Geleiras
As geleiras, também denominadas glaciares, são formadas pelo acúmulo de neve em um determinado local, processo que pode levar até 30 mil anos para se concretizar. A neve é cristalizada e compactada em camadas, formando uma extensa massa de gelo. Esse fenômeno é mais comum nas regiões de alta latitude.
Embora a Antártica não tenha residentes permanentes, alguns governos mantêm estações de pesquisa permanentes por todo o continente. A população de cientistas no continente e nas ilhas subantárticas varia de aproximadamente quatro mil no verão a mil no inverno. Muitas das estações de pesquisa mantêm pessoal durante todo o ano.
As geleiras, consideradas o termômetro das oscilações climáticas do planeta, diminuiram de forma dramática nos últimos 50 anos. Segundo ONU, Organização das Nações Unidas, apenas na Antártica a temperatura subiu 2,5° C e, todos os anos, a região perde até 12 mil quilômetros quadrados de gelo. O degelo do manto de gelo marítimo não faz o nível dos oceanos subirem, mas acelera o aquecimento climático.
1. Importância das geleiras para o equilibrio ambiental da terra:
As geleiras são de suma importância para a manutenção da vida na Terra, visto que elas concentram quase 70% da água doce. O degelo, além de reduzir a quantidade de água doce, desencadeia uma série de problemas socioambientais: aumento do nível e alteração da temperatura das águas dos oceanos, redução da biodiversidade e etc
2. Cinco paises que têm estação de pesquisa instaladas na Antártida:
Ucrânia, Bulgária, Brasil, Espanha e Rússia atualmente existem trinta paises com estações de pesquisa na antártica
As bases citadas a cima são permanentes, existe um outro tipo de base que são denominadas como bases de verão.
3. Ameaças que paira sobre a antártida com o aumento da temperatura do planeta: muitas cidades litorâneas podem desaparecer do mapa caso o quadro não seja revertido,aumento do nível e alteração da temperatura das águas dos oceanos, redução da biodiversidade,