Geleiras
As geleiras são os maiores objetos móveis que existem no mundo. São imensos rios de gelo que se formam em áreas em que o volume de neve que cai a cada inverno é maior do que o que derrete a cada verão.
A escala das geleiras é realmente gigantesca - as que formam a cobertura de gelo que existe sobre a Groenlândia detêm gelo suficiente para envolver toda a Terra em um manto nevado de cinco metros de espessura [fonte: Gallant]. As geleiras da Antártida são tão pesadas que efetivamente alteram a forma do planeta. E, talvez o mais importante, 3/4 do suprimento total de água fresca do mundo estão congelados em forma de geleira [fonte: NSIDC (em inglês)].
A força inexorável das geleiras escava lagos, desgasta montanhas, dispersa estranhas formações rochosas pelo campo e reduz rochas a uma poeira fina. As águas geradas pelo derretimento de geleiras criaram as mais espetaculares inundações na história do planeta. Algumas geleiras represam rios, criando lagos por trás delas. Algumas se formam sob vulcões adormecidos - caso estes entrem em erupção, o magma quente explodirá o gelo e torrentes de água geradas pelo derretimento deslizarão encosta abaixo. Existe uma boa chance de que a paisagem na qual você hoje vive tenha sido moldada por geleiras milhares de anos atrás, durante as chamadas eras glaciais, quando as geleiras recobriam superfícies três vezes maiores do que as atuais.
Hoje, os cientistas estudam a geleiras como indicadoras do aquecimento global. O recuo das geleiras oferece uma prova visual preocupante do aquecimento da Terra. O derretimento generalizado de geleiras poderia gerar alta catastrófica nos níveis do mar, o que alteraria o planeta de maneira preocupante e causaria caos na civilização humana.
Formação das geleiras
Uma geleira é basicamente um grande acúmulo de gelo que dure mais de um ano. No primeiro ano, a pilha de neve é conhecida como nevé. Se a neve permanece por mais de um inverno, a formação passa a ser conhecida como firn.
O