gastronomia
Perla Pereira da Silva Ribeiro
EQUIPAMENTOS PARA COCÇÃO: Dos métodos antigos até os mais modernos equipamentos.
Recife 2014
Perla Pereira da Silva Ribeiro
EQUIPAMENTOS PARA COCÇÃO: Dos métodos antigos até os mais modernos equipamentos.
Trabalho apresentado no módulo de Técnicas de Cozinha da Faculdade SENAC Pernambuco.
Curso de Pós Graduação em Cozinha Internacional
Professor: Gisele Marins Chiaradia M. de Farias
Recife
2014
1 INTRODUÇÃO
De acordo com o dicionário Aurélio, cocção é o ato ou efeito de cozer; cozimento. A cocção pode ser definida como o aumento de temperatura dos alimentos com duração suficiente para ocasionar alterações irreversíveis (COENDERS, 1996).
Quando o homem aprendeu as técnicas de cocção, cozinhando seus alimentos percebeu os sabores e a textura dos alimentos que caçavam o colhiam. De acordo com Areovaldo Franco, desde à época remotas onde os proto-homens nem haviam descobertos o fogo usavam o calor dos seus corpos para devolver-lhes a temperatura das presas recém-abatidas. Nesta dada época os habitante comiam pelo instinto e a necessidade de sobrevivência.
Com a descoberta do fogo o homem aprendeu algumas técnicas de cocção e cozinhando seus alimentos percebeu os sabores e a textura dos alimentos que caçavam ou colhiam, tornou-se mais fácil mastigá-lo.
À medida que o homem evoluía foi crescendo suas aptidões pela arte culinária e inventando utensílios a base de barro e pedra para o preparo dos seus alimentos. E assim sendo, de acordo com esses utensílios vários outros foram possíveis para que se chegasse as modernas formas de cocção atuais.
De acordo com o dicionário Aurélio, cocção é o ato ou efeito de cozer; cozimento. A cocção pode ser definida