GASTRONOMIA
1) A gastronomia é uma exclusividade de classes sociais mais altas? Justifique.
Não, a gastronomia é utilizada em todas as classes da sociedade, pois é importante tanto para a realização de grandes banquetes quanto para calcular o tempo de cozimento de um ovo para que fique no ponto correto, por exemplo.
2) Em que período e de que forma surgiram as primeiras refeições?
Há cerca de 1,5 milhão de anos, quando o fogo foi descoberto e decisivo para diferenciar o homem dos outros animais, sendo utilizado para aquecer, manter os animais ferozes afastados e preparar alimentos como carnes e verduras acrescentando sabor, melhorando a conservação e favorecendo a digestão dos alimentos. Como não havia métodos de conservação, surgiu a necessidade de partilhar os animais caçados para evitar que estragassem.
3) Na Idade Antiga, a aristocracia grega refinou a cozinha e seus princípios foram levados a Roma nas guerras. Como eram os famosos banquetes romanos? Era dado um enorme valor às refeições. Em consequência do extenso litoral, o peixe foi por muito tempo o alimento principal. Os conceitos da culinária grega foram levados a Roma em guerras, e os romanos acabaram superando os gregos com uma cozinha variada e refinada.
Os banquetes eram tão demorados e exagerados que havia intervalo para banho e massagem. Foram introduzidos os vomitórios, para que os convidados pudessem voltar a comer. Isso marca o início da decadência gastronômica em Roma. A quantidade era mais importante que a qualidade. 4) Qual a importância da Idade Moderna para a gastronomia mundial?
A Idade Moderna teve grande importância para a gastronomia mundial, pois através de viagens marítimas, os portugueses e espanhóis motivados pela busca de especiarias a preços mais vantajosos, tiveram a oportunidade de interagir com outros povos, abrangendo o modo de preparação e consumo do mesmo alimento, que variava de acordo com a cultura local.
Além disso, nessas viagens, foi possível