Gastronomia e Turismo: uma parceria de sucesso
Gastronomia e Turismo no Brasil: uma parceria de sucesso.
PENHAFIEL, Elen Maiara Isse
SOUZA, Ingrid Correa Cardoso de
Resumo:
O turismo é uma atividade econômica em crescimento no país e a associação dele à gastronomia típica de cada região tem tomado enormes proporções, por se relacionar com a cultura e muitas vezes remeter as origens da população. Buscou-se apresentar esta relação e os motivos de serem consideradas de importância para o turismo na atualidade, como dito por alguns autores. O método utilizado para isto foi pesquisa bibliográfica, por não haver necessidade de pesquisa qualitativa ou quantitativa.
Plavras-chave: turismo – gastronomia – festas típicas
Introdução:
Este artigo tem a intenção de demonstrar a real importância da gastronomia como uma vertente do turismo, visto que a alimentação é vital na vida dos seres humanos e que mesmo durante uma viagem, independente de sua motivação, se faz necessário o ato de alimentar-se para manter as funções biológicas e atualmente, até mesmo do status de provar algumas iguarias, pertencentes a um determinado local. (CORNER, 2004).
Como função biológica, para se viver com saúde, é necessária a ingestão de alimentos de diferentes tipos e em quantidades adequadas, são esses alimentos que fornecem as substancias necessária para o bom funcionamento do organismo. No inicio da civilização, a maior preocupação em alimentar-se era manter as funções vitais do individuo, na intenção de satisfazer a necessidade biológica, de suprir com vitaminas, proteínas, minerais dentre outros, o corpo humano. Segundo Flagliari (2005), a alimentação sempre teve um papel de suma importância na vida e na evolução da humanidade.
A gastronomia e o turismo se destacam por serem duas economias diferentes e que quando agregadas, geram renda, desenvolvimento local, reconhecimento cultural e até mesmo sentimento de regionalismo, de pertencimento a uma comunidade autóctone, uma vez que diversos turistas se veem