Resenha critica
SEQUEIRA, Maria Vilani Maia. O Empoderamento da Criança nos Atendimentos Clínicos: desafios e possibilidades na contemporaneidade. III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.
1. CREDENCIAIS DOS AUTORES
Maria Vilani Maia Sequeira possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2002). Atualmente é professora substituta da Universidade Paulista Campus Manaus e professor titular do Centro Universitário Nilton Lins. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, trabalhadores infantis, ensino e aprendizado.
2. RESUMO DA PALESTRA
A palestra assistida no III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão (2010) foi ministrada pela Psicóloga Maria V. M. Sequeira que relatou uma experiência definida por ela como uma das mais significativas e marcantes vivenciada na Unidade de Saúde de Manaus chamada CAIC – Centro de Atendimento Integral a Criança, local onde atua há oito anos.
Antes de iniciar a experiência, a palestrante nos colocou que o CAIC atende crianças carentes, e em muitos casos, em situação de vulnerabilidade social bastante acentuada, sendo que, muitos deles não têm condições financeiras para se deslocar semanalmente aos atendimentos.
A palestrante nos contou um caso onde atendeu um menino de seis anos de idade levado pela mãe que solicitou o atendimento terapêutico através do médico da unidade de saúde com a queixa de que era rebelde e ficava muito tempo na rua, sendo que cada dia voltava mais tarde para casa.
A Psicóloga relatou que para compreender a família, solicitou a presença do pai e da mãe na terapia que lhe passaram algumas informações a respeito da dinâmica familiar.
A mãe tinha 32 anos, era “do lar” e cursava o Ensino Médio (EJA), sendo que no período em que estava estudando, o menino ficava