Trabalho sobre o livro, O Príncipe de Nicolau Maquiavel
De Nicolau Maquiavel
25 /03 /2013
Intrudução
Neste trabalho irei responder algumas perguntas referentes ao livro “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel.
1 - Enumere 4 formas de se chegar ao poder elencadas por Maquiavel. Explique.
Pode se chegar ao poder sendo ele:
Hereditário: que é através da família, passa de pai pra filho, o povo já está acostumado a esse tipo de poder, conhece quem chega há ele, mas existe também dificuldades.
Novo: quando entra um novo comandante no principado escolhido pelo povo, mas segundo Maquiavel, mesmo as pessoas querendo melhorias quando entra alguém novo no poder, essa mudança é sempre para pior.
Eclesiástico: poder na igreja, poder que um Papa tem em um principado, ninguém lhe tira o poder, mas ele pode tirar o poder de quem governa seu principado, e com esse poder pode ter um estado seu, mesmo não sendo de direito.
Crimes: E também há aquele que chega ao poder através de atos criminosos, matando pessoas para que o poder vá para tal criminoso.
2- Em que capitulo aparece a famosa máxima “os fins justificam os meios”?
Em nenhum capítulo aparece tal frase, esta frase está se referindo ao livro todo, é uma frase feita para justificar métodos não convencionais, como por exemplo uma guerra.
3- Segundo Maquiavel é melhor ser amado ou odiado?
Maquiavel diz que seria bom se fosse amado e temido ao mesmo tempo, mas como acontecer isso é muito difícil, é melhor ser temido, ser temido mas que não chegue ao ponto do ódio.
4- Por que é importante para o príncipe(governante) conhecer a historia? Em que capitulo ele fala sobre o assunto?
No capítulo quatorze, Maquiavel fala que o príncipe deve estudar a