Teoria de maquiável
Nesse trabalho irei falar sobre Nicolau Maquiavel ,sobre sua trajetória suas teorias que se difundiram na Europa ,e seu livro muito conhecido e conceituado em todo o mundo.
Nicolau Maquiavel
Ficou conhecido mundialmente como o fundador da Ciência Política Moderna. Nascido em 03 de maio de 1469, em Florença, na Itália,Maquiavel viveu durante a Renascença Italiana e quase cinco séculos que o separam do nosso tempo. Apesar do longo tempo de distância, as ideias de Maquiavel ainda são bastante relevantes para o estudo da filosofia e da política no mundo.
Vindo de uma família humilde, Maquiavel sempre viu os estudos como uma alavanca social e, por isso, dedicou-se desde cedo ao estudo de línguas antigas como o latim e o grego antigo. Seus estudos surtiram efeito e, aos 29 anos, ele se tornou secretário da Segunda Chancelaria da República de Florença. Foi essa rápida oportunidade – encerrada com a retomada da família Médici ao poder – que ele ampliou seus conhecimentos práticos sobre política, que serviriam de base mais tarde para seu livro mais famoso: O Príncipe.
Nicolau Maquiavel faleceu em 22 de junho de 1527. Até hoje, muitos críticos e historiadores, consideram Maquiavel como um autor mal interpretado. Para eles, as ideias principais de O Príncipe, acabaram sendo encaradas de forma moralista. Independente das opiniões, Maquiavel traçou um manual de como ser um político bem-sucedido, sempre sob a perspectiva de que os objetivos finais são o mais importante de uma gestão, não importando o que é feito para se chegar a estas metas.
CONTEXTO HISTÓRICOA obra de Maquiavel está diretamente associada ao contexto histórico da Europa do século XV. Como mencionamos anteriormente, Nicolau Maquiavel nasceu na Itália e passou grande parte de sua infância e adolescência sob a responsabilidade de governos tiranos e confusos. O poder na região estava dividido em pequenos principados governados por mercenários ou déspotas sem direitos e com ilegitimidade