dada
Aspectos Gerais do filme:
O filme relata a história de trabalhadores na época da revolução industrial. Os funcionários trabalhavam em uma indústria, os trabalhos dos empregados eram sempre repetitivos, com carga horária de trabalho absurda. Os empregados eram especializados naquilo que faziam, pois executavam sempre o mesmo tipo de trabalho diariamente. Naquela época, as empresas consideravam seus funcionários como parte das máquinas e só focavam na produção em massa, portanto as condições boas de trabalho eram deixadas de lado, ou seja, eram precárias.
O ritmo de produção era aumentado a toda hora pelos chefes das empresas, a intensidade de trabalho era muito grande, pois os empregados chegavam a trabalhar muitas horas por dia. Os operários eram controlados através do sistema de cartão de ponto e pelo circuito interno de TV. A todo o momento, os operários eram vigiados tendo apenas os intervalos do lanche que também era pré-determinado, ao toque da sineta voltavam ao ritmo alucinante de produção contínua. As empresas desconsideravam muito o ser humano, por isso tinham uma imagem única de seus empregados, que eles apenas eram parte das máquinas. No filme, a empresa em um momento chega a testar um máquina que podia alimentar os funcionários enquanto os mesmos continuavam trabalhando, porém o a máquina não foi aprovada devido não ter funcionado corretamente. Pelo modo que os funcionários eram tratados, não restavam dúvidas que em algum momento os trabalhadores iriam se opor ao modo de trabalho.
Os empregados viam as empresas como sua única forma de sustento. Não existia nenhum tipo de relação entre administradores e empregados, normalmente nem sabia quem eram seus empregados, eles eram apenas mais uma peça em sua geniosa máquina.
As remunerações salariais
O encontro com as teorias da administração
O fordismo de Tempos Modernos é apresentado como inovação técnica e organizacional