Conceito de Planejamento Turístico
1.1 Conceitos de Turismo
A história começa no século XIX quando surge à palavra Turismo, mesmo antes já existiam manifestações relacionadas nas antigas civilizações, porém foi a partir do século XX, após a Segunda Guerra Mundial que evoluiu com o sentido relacionado á produtividade empresarial, ao poder de compra das pessoas e ao bem estar resultante de tal atividade. Porém para termos uma introdução mais clara de onde começaria essa história, ainda no século XIX a ideia de turismo se firmou com a chegada das linhas férreas, entretanto a expansão da estrada de ferro e o crescimento das empresas ferroviárias não foram suficientes para evitar o risco do desenvolvimento e a qualidade da atividade turística, pois as tarifas e os horários eram muito complexos, além de as acomodações serem muito limitadas.
Foi quando Thomas Cook resolve fretar um trem com tarifas reduzidas e acessíveis, o que faria aumentar a demanda pela viagem, a partir daí desenvolveu as viagens em grupos criando a primeira e maior agência de viagens de todos os tempos, quando Tomas organizou o primeiro tour de viagem em larga escala conduziu cerca de 500 pessoas para Leicester. Cook também foi o primeiro a usar campanhas publicitárias e de marketing para atrair passageiros, logo sua empresa foi uma das primeiras a ganhar reconhecimento internacional. Após alguns anos sua produção foi comparada com a produção fordista (Henry Ford - Automóveis), que tornou acessível à viagem e o turismo ás pessoas da classe trabalhadora e da classe média, padronizando-os e produzindo-os em massa. Houve ainda várias outras definições de turismo, como a de Beni, que ficou muito conhecida, e a partir dela podemos fazer algumas comparações.
Segundo Mário Carlos Beni: “A soma dos fenômenos e das relações resultantes da viagem e da permanência não residentes, na medida em que não leva a residência permanente e não esta relacionada a nenhuma atividade remuneratória”1.