Ap1
Este Projeto de um Hotel Fazenda pressupõe o envolvimento de duas realidades distintas que lhes são comuns: o meio urbano e o rural. O ritmo alucinante das cidades tem gerado nas pessoas a necessidade de buscar cada vez mais ambientes diferentes e, principalmente, contatos com a natureza. O que elas desejam é melhor qualidade de vida, o que é possível no ambiente rural. No campo, elas sabem a procedência dos alimentos que consomem, respiram ar puro e saudável, encontram sossego e simplicidade. É uma busca de valores e hábitos que os grandes centros, já dissiparam ou estão dissipando aos poucos. Por outro lado, o meio rural vem enfrentando uma crescente descapitalização provocada por diversos fatores econômicos.
Neste contexto, o TURISMO RURAL surge como forma alternativa de renda, um negócio que proporciona aos proprietários rurais, manter suas propriedades produtivas, além de gerar empregos à população local. Também desperta a consciência e compreensão ecológicas, transformando-a, de forma espontânea, em agentes conservadores da natureza, sobretudo à medida em que perceber o turismo como fonte de economia. Corresponde a uma forma de lazer saudável, com consciência ambiental, na qual valores culturais e regionais são resgatados e valorizados. Um negócio propício para um país como o Brasil, que possui grande extensão territorial, diversidade cultural e um número considerável de fazendas, impulsionando a economia agrícola e o desenvolvimento de regiões.
No meio rural, as pequenas empresas turísticas devem operar com uma estrutura reduzida de pessoal, dando preferência para utilização de mão-de-obra familiar, e/ou da comunidade.
IMPLANTAÇÃO
O apoio e a participação das prefeituras são fundamentais. O turismo necessita de boas estradas e sinalização. A divulgação é importantíssima e, feita em parceria, torna-se mais viável e benéfica para todas.
A população deve ter conhecimento da importância da sua participação. É necessário instruí-los e envolvê-los