Parcial AP1
Nome: Talia Sousa Albuquerque
Professor (a): Crislene
Disciplina: História e Interdisciplinar
1. A mudança da economia feudal para a economia capitalista implicou quais modificações? Responda baseada com o texto, pode fazer citações e exemplificações.
R. Houve diversas mudanças políticas, sociais, econômicas e religiosas. Entre elas estão os seguintes fatos:
O processo de urbanização que gerou a expansão do comercio, promovendo novas relações de trabalho, como o regime assalariado, e principalmente o surgimento de uma nova camada social chamada burguesia.
O uso de moedas tornou-se essencial, substituindo o escambo ou troca de mercadorias.
Como consequência do crescimento do comercio, cresceram também as cidades, que passaram a oferecer trabalho a um maior número de pessoas.
Com a expansão comercial tornou-se necessário encontrar pessoas que entendessem de direito e comercio, o que fez com que burgueses e monarcas financiassem a criação de novas universidades.
A expansão marítima, que visava novas rotas de comercio.
2. Antropocentrismo foi importante para a cultura cientifica. Explique.
R. O antropocentrismo é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem. Frente a esse entendimento do mundo, o homem deve usar sua razão para conhecer a natureza e as demais coisas existentes, através das ciências.
3. Para Compreender a Ciência é uma reflexão sobre a ciência como conhecimento, tomemos como exemplo o fato do capitalismo ser uma cultura, sociabilidade, economia de interrelação. Que nova sociedade foi possível? Analise a importância da ciência para essa nova sociabilidade.
R. A nova sociedade se tornou muito pratica, as pessoas trabalham por contrato e salário fixo. Diferente da época feudal, em que as relações de trabalhos eram de servidão e fidelidade ao “patrão”.