Gastronomia Espanhola
No País Basco, por exemplo, a maioria dos pratos é à base de frutos do mar. Nos restaurantes do sul a carne grelhada e o gazpacho (sopa fria de vegetais) são mais comuns juntamente com o porco e o arroz.Ao norte,a carne de vaca e batatas,no centro do país, as melhores receitas são as de leitão e cordeiro assados no forno a lenha,acompanhados de Grão-de-bico.No noroeste, à beira do Oceano Atlântico, entre a Galícia e o País Basco, o clima, a paisagem, a vegetação e os sabores são completamente diferentes da ponta meridional da Andaluzia, entre o Estreito de Gibraltar e o Golfo de Cádiz.
Com o passar dos séculos, a cozinha local mesclou os ingredientes estrangeiros com os típicos do mediterrâneo, como peixes e frutos do mar, abundantes na extensa costa marítima.
Dentre a enorme variedade de receitas que compõem a cozinha espanhola, algumas podem ser consideradas comuns a todo,ou quase todo o território, embora tenham uma origem conhecida e continuem sendo associadas a determinados lugares. Podem ser citados como exemplos a tortilla de patata (omelete de batata), embora existam muitas variantes de uma região a outra) e os pistos (uma espécie de ratatouille).
A culinária se destacou utilizando como ingrediente principal o azeite de oliva, que até princípios do século XX era pouco habitual, e então o uso de gorduras animais, sobretudo a manteca de cerdo, era mais comum.
Sendo utilizada também especiarias variadas que são até hoje amplamente utilizadas, como o açafrão. O ingrediente é hoje um dos condimentos mais caros no mercado, produzido