Gastronomia da Região Sul do Brasil
Regiao sul do Brasil, que é composto pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esses três estados receberam de herança a cultura dos povos europeus que colonizaram a região por volta dos séculos XVII e XVIII.
Assim como as diversas regiões do país, o sul também se tornou um lugar de múltiplas culturas convivendo juntas para consolidar a nossa própria identidade de brasileiro. Uruguaios, argentinos, açorianos, espanhóis, alemães, italianos, poloneses, ucranianos entre outros povos, vieram para o sul. Além das comidas típicas, o sul oferece diversas comidas que foram adotadas pelo brasileiro.
Paraná
Boa parte da cultura gastronômica do estado se deve entre a interação dos portugueses e indígenas. Porém, há uma quantia muito maior de ingredientes que vieram deixar mais saboroso o prato da culinária paranaense. Mas entre outros povos que trouxeram comidas típicas na bagagem, estavam os italianos, franceses,ucranianos, alemães, poloneses, austríacos,sírio-libaneses, árabes e japoneses. Muitas das receitas tradicionais demonstram uma das principais bases econômicas do estado, a carne. A Costela ao fogo de chão, o Porco no tacho, a Costela ferra mula, e o mais conhecido, o Carneiro no Buraco, exemplificam esse fato. Conta-se que o costume de preparar a carne diretamente no chão foi herdado pelos indígenas que cavavam um buraco como uma forma de evitar queimadas e conservar a carne por mais tempo. Esses pratos são servidos com arroz branco, pirão, e salada.
O símbolo do Paraná é o pinheiro de araucária. O pinheiro produz o pinhão, alimento muito presente na cozinha paranaense. O pinhão tem um sabor singular, e é altamente nutritivo. É consumido cozido, assado, e pode ser saboreado com sal, açúcar, mel ou melado. O Paraná também é o maior produtor de soja do Brasil, fato que faz com que o alimento esteja presente nos pratos da região.
A cozinha ucrâniana, muito presente no Paraná, além de saborosa é recheada