RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
SERVIÇO SOCIAL 5° PERIODO
OFICINA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL V
CARLA APARECIDA LATCZUK RIBEIRO
JOSIELI VELOSO
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Dissertação apresentada como requisito para a obtenção de nota parcial referente à disciplina de Oficina de Formação Profissional V, do curso de Serviço Social da Faculdade União de Campo Mourão – UNICAMPO.
CAMPO MOURÃO
2013
INTRODUÇÃO O presente trabalho foi elaborado pautando-se em pesquisas bibliográficas que tem por finalidade apresentar alguns conceitos referentes ao termo Responsabilidade Social Empresarial. Na perspectiva de compreender a dinâmica que consolida esse fenômeno. Relatando um pouco sobre o comprometimento das empresas ao produzir produtos que não agridam o meio ambiente e torne a vida da comunidade melhor. De tal modo ao esboçar no final alguns projetos que a empresa Cocamar desenvolve referente ações de socioambiental.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
De acordo com Lourenco e Schroder, o significado de responsabilidade social é um termo muito complexo, que esta em construção, não existindo de fato um conceito formal e único que define responsabilidade social, pois este conceito vai sendo modificado de acordo como o tempo e as circunstâncias.
Segundo Lourenco e Schroder, durante algum tempo a compreensão que se tinha sobre o tema Responsabilidade Social Empresarial era de uma “visão tradicional, como sendo a obrigação do administrador de prestar contas dos bens recebidos por ele”. Isto é, a empresa economicamente era vista como uma entidade instituída pelos investidores e acionistas, com único objetivo que era gerar lucros.
De acordo com o Instituto Ethos e SEBRAE, hoje o termo Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tornou-se um fator de competitividade para as empresas. No passado, o que identificava uma empresa competitiva era basicamente o preço de seus produtos. Depois, o enfoque passou a ser a qualidade,