Gases
PESQUISA
MARAIZA PEREIRA DOS SANTOS
Pesquisa apresentada ao Curso de Licenciatura em Química como parte da exigência da disciplina Química Física I.
Itaberaba – Ba 2012
PROPRIEDADES GERAIS DOS GASES IDEAIS As substâncias quando no estado gasoso, suas moléculas se distanciam muito uma das outras, o que dificulta bastante as interações. Assim há um choque constante contra as paredes do recipiente que as contém; este movimento contínuo e desordenado exerce sobre as paredes determinada força por unidade de área, ou seja, certa pressão.
Um aumento na temperatura provoca um aumento da energia cinética média das partículas (maior número de choques), conseqüentemente, aumento na pressão.
No entanto, essas características correspondem a gases ideais ou gás perfeito, pois nos chamados gases reais há interações intermoleculares que diferenciam suas características.
O conhecimento dos gases e de suas propriedades é de grande importância na Química, uma vez que os gases aparecem freqüentemente em nosso dia-a-dia. De fato, o ar que respiramos é indispensável à nossa vida, como também à vida de todos os animais e vegetais (vivemos imersos na atmosfera terrestre, que é um “mar gasoso”).
Quando estudamos um gás, devemos medir e estabelecer relações entre as seguintes propriedades: pressão (P); volume (V); temperatura (T) e quantidade de matéria, que é indicada pelo número de mols (n). Isso porque são estas propriedades que definem o estado físico de uma substância, ou seja, as condições que se encontra essa substância.
O estudo dos gases teve início com Torricelli, quando mediu sua pressão e apresentou adequadas explicações sobre o fenômeno. O termo gás vem do grego caos