Gases e desequilíbrio do carbono por combustíveis fósseis
Assef, Fernanda M.
1. NATUREZA DOS GASES
A matéria é capaz de existir em três diferentes estados, formas físicas, diferentes. Sendo estas: sólido, líquido e gasoso. Os gases se caracterizam principalmente pela baixa força intermolecular, ou seja, cada molécula possui uma fraca atração por outras ao seu redor, fazendo com que seu comportamento físico independa da sua composição química.
1. OBSERVAÇÃO DOS GASES
Mesmo com sua característica desorganizada no espaço físico, permitindo cada molécula possuir um movimento rápido e independente de outras, o comportamento dos gases é controlado pelo volume, pressão, número de moles e temperatura.
A baixa força intermolecular dos gases determina a ausência de forma que eles possuem. Sendo indeterminável, portanto definir as características dimensionais de um gás apenas observando-o.
Porém, ao ser introduzido em qualquer recipiente, as moléculas do determinado gás se movimentam livremente ocupando seu volume. Então, o volume de um gás é dado simplesmente pelo volume do recipiente que o contém. Uma vez que os gases misturam-se entre si, mais de um pode ser contido pelo mesmo recipiente, nesse caso o volume de cada componente é o mesmo que o volume ocupado pela mistura.
Pode ser determinado que cada molécula dos gases exerce uma determinada força sobre uma área, relação essa chamada de pressão. Deve ser definido também que tanto pressão quanto volume possuirão relação com a temperatura e o número de moles.
2. PRESSÃO
Como mencionado anteriormente, os gases possuem uma característica física de exercer pressão. Determinada como a relação de força sobre área, duas quantidades extensivas, a pressão considerada como uma quantidade intensiva. Sua unidade para o Sistema Internacional é o Pascal.
A capacidade dos gases armazenados de exercerem pressão pode ser demonstrada