Linguagem sql
Apesar de não ser um fã de desenvolvimento orientado a banco de dados, à dois anos atrás trabalhei em um ensaio do TCC, em cima de um projeto sem BD.
Entreguei o projeto com alegria no último bimestre, mas descobri que a matéria de Banco de Dados II iria cobrar um banco de dados referente ao projeto anterior. Sendo esta a própria avaliação do quarto bimestre, resolvi criar um banco de dados de exemplo, usando um número razoável de recursos do SGBD, para auxiliar do “desenvolvimento” do projeto.
Como meu projeto não concebia um banco de dados, abordei um exemplo de um ponto de encontro, o qual meninos e meninas podem sentar-se em casal em uma mesa. Este bd tem a seguinte estrutura:
Depois, organizei a criação começando pela criação do DATABASE. ps: Lembrando que as linhas que começão com - - são comentários. ps2: O objetivo deste post, é mostrar alguns recursos do banco de dados, sendo este apenas um simples exemplo.
CREATE DATABASE -- Banco de dados -- Conectando com o banco template1 e usuário postgres -- para criar o usuario e o banco de dados. \c template1 postgres -- dropando banco de dados e objetos existentes. DROP DATABASE IF EXISTS ponto_de_encontro; DROP USER IF EXISTS ponto_de_encontro; -- recriando o usuario CREATE USER ponto_de_encontro SUPERUSER; -- conectando com o usuario dono do banco -- e que irá criá-lo para já entrar como dono do banco. \c template1 ponto_de_encontro -- criando o banco CREATE DATABASE ponto_de_encontro; \c ponto_de_encontro ponto_de_encontro -- criando a linguagem plpgsql que iremos utilizar nas triggers CREATE LANGUAGE plpgsql;
CREATE DOMAIN