Trabalho sobre linguagem SQL
BANCO DE DADOS II
2º 3º e 4º BIMESTRES
LUCAS RANIERE OLIVEIRA SILVA
2014
SQL (Structured Query Language)
Structured Query Language, ou Linguagem de Questões Estruturadas ou SQL, é uma linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional (bases de dados relacionais). Muitas das características originais do SQL foram inspiradas em cálculo de tuplas.
Introdução
O SQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (SGBDR). Isto significa que é um sistema para gerenciar dados armazenados em relações. Uma relação é essencialmente um termo matemático para tabela. A noção de armazenar dados em tabelas é tão trivial hoje em dia que pode parecer totalmente óbvio, mas existem várias outras formas de organizar bancos de dados. Arquivos e diretórios em sistemas operacionais tipo Unix são um exemplo de banco de dados hierárquico. Um desenvolvimento mais moderno são os bancos de dados orientados a objeto.
Foi originalmente criada pela IBM, mas muitos desenvolvedores foram criando "dialetos" para ela. Por isso, foi adotado um padrão para linguagem pelo American National Standards Institute (ANSI) em 1986 e ISO em 1987.
Estrutura Básica
A estrutura básica de uma expressão SQL consiste de três cláusulas: SELECT , FROM e WHERE.
A cláusula SELECT corresponde à operação projeção da álgebra relacional. É usada para listar os atributos desejados no resultado de uma consulta.
A cláusula FROM corresponde à operação produto cartesiano da álgebra relacional. Ela lista as relações a ser examinadas na avaliação da expressão.
A cláusula WHERE corresponde à seleção do predicado da álgebra relacional. Consiste em um predicado envolvendo atributos de relações que aparecem na cláusula FROM.
Sintaxe: SELECT nome_coluna1, nome_coluna2, ...
FROM nome_tabela1, nome_tabela2, ... WHERE condição
ORDER BY nome_colunaN [ ASC / DESC], ....
A SQL forma o produto cartesiano das relações