Como prevenir acidentes
Não deixar ao alcance das crianças objetos perigosos, como botões, pregos, moedas, enfim, objetos pequenos
Não permitir que a criança fique sozinha na cozinha, não deixar facas e objetos perfurantes em locais de fácil acesso, conversar com a criança e alertá-la do perigo de contato com panelas quentes, e não deixar fósforos visíveis, pois crianças não temem o fogo e podem gerar acidentes. Tomar cuidado com tomadas e ferro de passar roupas
- E caso tenha bebê em casa, ficar atenta na hora do banho, para que ele não se afogue
Ferimentos leves
Faça limpeza do local com soro fisiológico ou água corrente, curativo com mercúrio cromo ou iodo e cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, encaminhando a vítima ao pronto Socorro ou UBS.
Não tente tirar farpas, vidros ou partículas de metal do ferimento.
Queimaduras
Lavar com água em abundância. Prevenir o estado de choque. Controlar a dor e evitar contaminação.
Choque eletrico
Antes de tocar o corpo da vítima, procure livra la da corrente elétrica, com a máxima segurança possível e a máxima rapidez, nunca use as mãos ou qualquer objeto metálico ou molhado para interromper um circuito ou afastar um fio.
Procure abrir e examinar a boca da vítima ao ser iniciada a respiração artificial, afim de retirar possíveis objetos estranhos (dentadura, palito, alimentos, etc.), examina também narinas e garganta.
Desenrole a língua caso esteja enrolada, em caso de haver dificuldade em abrir a boca da vítima, não perca tempo, inicie o método imediatamente e deixe essa tarefa a cargo de outra pessoa.
Afogamentos | Aproxime-se da vítima pelas costas, segure-a e mantenha-a com a cabeça fora d’água |
Procurar retirar os objectos estranhos que possam estar na boca e Iniciar imediatamente a respiração de socorro BOCA-A-BOCA, ainda com a vitima dentro d’água.
Coloque a vítima em decúbito dorsal (deitada de costas), com a cabeça mais baixa que o corpo, quando fora