A atmosfera e os fenômenos meteorológicos
A atmosfera que é a camada gasosa que envolve a Terra não se apresenta de forma homogênea em toda sua extensão. À medida que a altitude aumenta sua composição muda. No nível do mar ela se constitui de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e apenas 1% de outros gases, além de poeira.
O que caracterizam os estados ou condições do tempo atmosférico são os fenômenos que ocorrem nela, como as variações da temperatura do ar, a umidade e a pressão do ar, as precipitações, os ventos e os movimentos das massas de ar.
A temperatura do ar
O Sol é a fonte de energia responsável pela temperatura da atmosfera. A radiação solar atravessa a atmosfera, que retém 19% de todo o calor; as águas e as terras da superfície terrestre absorvem 47% do calor, que depois é refletido para alto, assim, aquecendo a atmosfera de baixo para cima. Os outros 34% são refletidos diretamente pela atmosfera e pela superfície da Terra.
Para medir a quantidade de calor da atmosfera, em determinado momento, usa-se um termômetro meteorológico de máxima e mínima, que registra as temperaturas máximas e mínimas do ar.
Existem duas escalas para medir a temperatura do ar: Celsius ou centígrada e Fahrenheit. A mais usada é a escala Celsius que se baseia no ponto de congelamento (0°C) e no ponto de ebulição da água (100°). Na escala Fahrenheit o ponto de congelamento corresponde a 32°F e o ponto de ebulição corresponde a 212°F. Assim, temos: 0°C = 32°F e 100°C = 212°F
-A temperatura máxima é a mais elevada temperatura medida em certo período. Pode ser medida diária, mensal ou anualmente.
-A temperatura mínima é a mais baixa temperatura medida em certo período. Pode ser medida diária, mensal ou anualmente.
-A média térmica é a média aritmética das temperaturas. Pode ser calculada diária, mensal ou anualmente.
-A amplitude térmica é a diferença entre a maior e a menor temperatura medida em determinado período.
A umidade do ar
A umidade