Gas de sintese
2.1 Gás de Síntese
O Gás de Síntese, ou gasogênio é composto por uma mistura de gases de monóxido de carbono, hidrogênio e ainda por dióxido de carbono, sendo que suas quantidades podem ser variáveis dependendo do tipo de material utilizado na sua formação.
Para a produção de Gás de Síntese existem diferentes métodos, como a reforma a vapor de gás natural ou hidrocarbonetos líquidos para produzir hidrogênio, a gaseificação do carvão, a biomassa, entre outros.
2.2 Obtenção de Metanol a partir do Gás de Síntese O método para a obtenção de metanol através do Gás de Síntese é a partir da biomassas, utilizando uma rota termoquímica, que tem por objetivo produzir substâncias líquidas com propriedades semelhantes à dos combustíveis fósseis. Suas vantagens são a oportunidade de tornar o setor energético mais independente e reduzir as emissões de dióxido de carbono (redução de mais de 90% em relação as fontes energéticas fósseis), sendo uma alternativa renovável e sustentável às formas tradicionais de obtenção de energia.
As biomassas utilizadas podem ser de diversos tipos, como a de palha, desbastes florestais, bagaço de cana, resíduos de papel ou madeira e compósitos de fibra.
O metanol é produzido durante a gaseificação da biomassa, que é realizado em reatores de leito fixo na presença de catalisadores. Esse processo é dividido em sete etapas conforme a figura abaixo :
O processo compreende a preparação do material da biomassa (secagem e raspagem), a gaseificação (onde também ocorre a oxidação exotérmica do carbono em um reator), a limpeza do gás de síntese e a reforma para CO e H2, ajustando a razão molar CO/H2 para 2.O gás resultando é comprimido e por catálise produz o metanol, a água é removida por destilação. http://www.infoescola.com/combustiveis/gasogenio/ http://www.nest.unifei.edu.br/english/pages/downloads/files/biocombustíveis-cap07.pdf http://www.biodieselbr.com/energia/alcool/metanol-biomassa.htm A partir do método de