Higiene 12
Higiene e inspeção de aves
Quando pensamos em legislação que abrange a inspeção de aves, temos que levar em consideração tanto o RIISPOA quanto a portaria 210 de 1998.
A portaria de 210 é chamada de normas, que traz as normas higiênico e sanitários relacionados ao abate de aves. De acordo com essa portaria, as aves que são classificadas como aves de criação domestica, são todas essas aves, incluindo os pombos. Então são todas as aves que podem ser abatidas para o nosso consumo.
Temos as codornas, pombos, faisões, gansos, perdis, galinha da angola, etc. temos uma imensidade de aves.
Essas aves domesticas são as aves que podem ser abatidas. Podemos observar que tem uma variação de aves, umas que não temos o habito e outras que vemos que estão aparecendo mais.
A carne de pato em alguns restaurantes encontramos e no zona sul vende.
Nessa portaria, vamos encontrar 6 definições que são de importância para a nossa inspeção de aves:
1ª delas: definição de carne de aves: o que é carne de ave: é definida pela legislação como a parte muscular comestível de aves abatidas que foram inspecionadas antes e depois da sua morte, sendo liberadas para o consumo humano. Essa portaria também traz a definição de carcaça: a carcaça é definida como o corpo da ave após ter sido insensibilizada ou não após a sangria, a depenagem e a escaldagem e evisceração, facultando-se (não é obrigatório, pode ser ou não) o corte da cabeça, do pescoço, dos pés e dos rins.
Também vai trazer a definição de miúdos: Os miúdos são definidos como as vísceras comestíveis que são o fígado sem a vesícula biliar, o coração sem o saco pericárdico e a moela após a sua lavagem e a remoção da cutícula. As vísceras comestíveis são o coração sem o saco pericárdico, a moela sem o seu conteúdo interno tendo sido lavada, e o fígado sem a vesícula biliar.
Cortes: Os cortes são definidos como partes ou fração da carcaça que são previamente delimitados,