222
O termo indianista faz referência à idealização do indígena como nobre e valente, livre das corrupções e vícios da civilização branca, ele surgiu como representante da nação brasileira.
Não demorou muito para José Alencar se tornar um advogado onde logo após aproximou-se dos jornais e ganhou destaque, e assim conquistou a vaga de diretor do jornal onde teve a oportunidade de publicar folhetins de seus romances. Antes de se entregar à literatura José ocupou cargos como deputado e ministro da justiça.
2.Enquanto a maioria dos romancistas escreviam em Português de Portugal, Alencar valorizou a sua língua nativa. Seus romances foram divididos em características como:
Indianista: Nessa característica o índio é visto em três etapas diferentes: antes de ter contato com o homem branco, que podemos ver em Ubirajara, o homem branco convivendo no meio indígena, em Iracema e o índio no cotidiano de um homem branco que é o caso da obra O Guarani.
Para vocês terem a noção de como era a narrativa Indianista vou falar o resumo da obra O guarani.A obra conta sobre um índio Guarani de nome Peri o qual era visto como perfeito, onde ele se apaixona pela jovem Cecília e torna-se amigo do seu pai um fidalgo português, mas só ganhou a confiança dele depois de salvar a filha de uma pedra que rolava em direção a ela.
3.Um certo dia o irmão de Cecília acerta acidentalmente um tiro em uma das índias da tribo, e por vingança a tribo ataca a família de Cecília, como o índio Peri fazia tudo para Cecília ele lutou contra os índios, depois disso ele foge com Cecília em uma canoa e uma