Aula 3 Previs O De Vendas
PREVISÃO
• É a arte e a ciência de predizer eventos futuros. Envolve a utilização de dados históricos e a sua projeção no futuro com um tipo de modelo matemático. A previsão pode ser subjetiva ou intuitiva.
Pode ainda ser uma combinação de um modelo matemático ajustado ao critério de um administrador. Previsões, raramente são perfeitas.
• Dificilmente um método pode ser considerado superior aos outros. Aquele que funciona melhor em uma empresa para uma determinada condições pode ser um desastre em outra organização.
HORIZONTES DE TEMPO DAS PREVISÕES
1. Previsão de curto prazo - Até um ano. E utilizada para planejamento de compras, programação de tarefas, níveis de força de trabalho, alocação de tarefas e níveis de produção.
2. Previsão de médio prazo - 1 a 3 anos. É útil para planejamento de vendas, planejamento e orçamento da produção, orçamento financeiro e análise de diversos planos de operação.
3. Previsão de longo prazo - De três anos ou mais, são utilizadas no planejamento de novos produtos, gastos de capital, localização ou expansão de instalações e P&D.
TIPOS DE PREVISÕES DAS OPERAÇÕES
1. Previsões Econômicas Tratam do ciclo do negócio, prevendo taxas de inflação, fontes de capital, início de construção de projetos habitacionais e outros indicadores de planejamento.
2. Previsões Tecnológicas Relacionam-se a índices de progresso tecnológico, que podem resultar na criação de excelentes produtos novos, exigindo novas fábricas e novos equipamentos.
3. Previsões de Demanda São projeções da demanda pelos produtos e serviços de uma empresa.
Essas previsões, também chamadas de previsões de vendas, dirigem a produção, a capacidade e os sistemas de programação da empresa e servem para o planejamento financeiro, de marketing e de pessoal. As previsões impactam:
• (l) Recursos humanos
• (2) Capacidade
• (3) Gestão da cadeia de fornecimento
CICLO DE VIDA DO PRODUTO E ESTRATÉGIAS ADOTADAS
A Influência do Ciclo de Vida do Produto
Previsões que