ciencias
Alcoolquímica (Álcool etílico ou etanol): uso do álcool etílico, como matéria-prima na indústria química, principalmente, para derivados oxigenados como acetatos e éter etílico.Sucroquímica (Açúcares - Sacarose): uso da sacarose como matéria-prima química que por uma série de processos como principalmente a fermentação, a hidrogenação, a hidrólise e a esterificação produz uma série de produtos.
Química do Gás Natural (Álcool metílico ou metanol): uso do gás de síntese, ou do CO ou de H2, como matéria-prima ou adjuvante na síntese de uma série de produtos.
Novas tecnologias têm sido desenvolvidas, em função da disponibilidade do precursor de síntese e de metanol, ou seja, gás natural, cujo maior constituinte é o metano. Petroquímica (Petróleo): uso de fracções resultantes do refino de petróleo, principalmente nafta ou de gás natural, que por transformações químicas geram, respectivamente: produtos básicos, intermediários e finais, sendo estes últimos utilizados na indústria de transformação de plásticos, elastómeros, fibras, tensioactivos etc.Carboquímica (Carvão): uso do carvão como produtor de insumos químicos (exemplos: amónia, metanol, aromáticos) e combustíveis (exemplos: gasolina, nafta e diesel) através de processos de gaseificação, carbonização ou liquefacção. A Figura 2, a seguir,