GAO - Grau de Alavancagem Operacional
Grau de Alavancagem Operacional Alguns conceitos de custos... gasto, despesa ou custo? Gasto: Sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou qualquer serviço1.
Investimento: Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s)2. Exemplos: matéria-prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante; máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente.
Custo: Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços3.
Exemplos:
primeiro a matéria-prima é um investimento, depois é um custo quando utilizada na fabricação de um bem; a energia elétrica utilizada na fabricação de um produto é um custo; a depreciação de uma máquina utilizada para fabricar um bem é um custo.
Despesa: Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas4.
A despesa reduz o patrimônio da empresa, pois é um sacrifício da receita. Todo gasto efetuado para que um produto seja vendido é considerado, portanto, uma despesa. Todos os custos que são ou foram gastos se transformam em despesa quando da venda de um bem ou serviço. Alguns gastos são lançados diretamente como despesas, outros são custos antes e outros também passam por investimento. Martins (1988, p. 26) afirma que:
[...] todo produto vendido e todo serviço ou u tilidade transferidos provocam despesa. Costumamos chamar ‘Custo do Produto Vendido’ e assim fazer aparecer na Demonstração de Resultados; o significado mais correto seria:
‘Despesa que é o somatório dos itens que compuseram o custo de fabricação d o produto ora sendo vendido.’ Custos fixos
São aqueles custos que não variam em função das alterações dos níveis de produção da empresa.
Exemplo:
aluguel depreciação 1 MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.