gyioj
1950 palavras
8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁCENTRO SÓCIO ECONÔMICO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS II
CEF
ARTIGO
“Alavancagem Operacional: Uma breve visão sobre a relação custo, volume e lucro para tomada de decisão”
Prof. Heber Lavor Moreira.
Aluna: Eliana Palheta de Almeida
Matrícula: 0001011001
Alavancagem Operacional
Resumo: O Grau de Alavancagem operacional, objeto de nosso estudo, decorre da necessidade dos gestores em tomarem decisões no que diz respeito ao processo de análise gerencial da relação custo, volume e lucro, resultante da aplicação do método de custeio variável, utilizando técnica que evidencia a relação percentual da variação do volume e do lucro, considerando o percentual de alavancagem dele decorrente. Nesse sentido auxilia os gestores no processo de tomada de decisão relativa a formulação das políticas de preços, custo, mercado e lucro. Um dos fatores importantes nessa questão, é o Ponto de
Equilíbrio, onde podemos notar no decorrer do trabalho que ele é a base para a análise, pois a empresa poderá estar comprometendo o seu desempenho operacional se não estiver operando com eficiência para se manter o mais distante do Ponto de Equilíbrio que vai refletir no grau de risco. O estudo se baseou em dados matemáticos para evidenciar a ocorrência, dos fatos envolvidos no GAO – Grau de alavancagem operacional e como podemos analisa-los diante de uma análise gerencial para a melhor tomada de decisão.
PALAVRAS CHAVES :
Grau de Alavancagem, Ponto de Equilíbrio, Custeio Variável, Grau de Risco, Desempenho
Operacional.
elianapalheta@bol.com.br
2
Introdução.
As grandes empresas estão sempre procurando alternativas para melhorar o seu potencial produtivo, ter lugar de destaque no mercado e diante da concorrência; O lema hoje é a diminuição de custo, mas se possível sem que isso tenha reflexo no volume de vendas e principalmente na rentabilidade e lucratividade da empresa.
O que se