gametogênese
Retícula endoplasmática lisa: síntese de lipídios
Complexo Golgiense: empacotador da célula
Lisossomo: digestor intracelular
Peroxissomo: desintoxicador célular
Mitocôndria: respiração celular, produção de energias
Cloroplasto: fotossíntese
Mitose: (células somáticas, equacionais, pois se dividem e mesmo assim continuam constantes)
Possue 46 cromossomos
As quantidades de cromossomos das células filhas são iguais as da mãe
As células filhas são idênticas a mãe
Saldo final da divisão de 2 células
Meiose: 23 cromossomos (nesta há desaparecimento da membrana plasmática, condensação do DNA)
A quantidade de células filhas é metade da mãe
As células filhas são diferentes da célula mãe
Saldo final de 4 células
Conquistas territorias transformaram Roma em uma cidade rica e cosmopolita, produtos iam e viam sempre. Elas também ajudaram a modificar a realidade social e politica vigente em Roma.
Famílias enriqueceram com a ascenção do comercio, e conseguiram cargos na magistratura (que eram só dos Patricios). Os plebeus enriquecidos constuiram a nobreza que exerceu muita influência a sociedade, enfraquecendo o pode dos Patricios pois eram um grupo muito fechado. Para conseguir votos, a nobreza agradava o povo de toda a foma, comida, cultura,esmolas lutas de gladiadores e etc. Essa é a política do PÃO E CIRCO, o que acarretou muito poder e deu pode ao senado para ministrar os principais cargos na magistratura Outro grupo surgiu, os cavaleiros, que eram ricos que se dedicavam ao comércio e atividades rentáveis.
DESILGUALDADE: enquanto esses grupos se concetravam na riqueza, a renda popular caia, e a desintegração da camada rural (ida de todos para a cidade). Com a ida de todos para as cidades, houveram problemas como falta de moradia, desemprego, saneamento básico e alimentação. Uma pequena parcela da população moravam em DONUS, residencias decoradas e confortáveis. O restante moavam em insulas,