Gametogênese
A ovogênese caracteriza-se por um aumento do volume celular, enquanto a espermatogênese envolve alterações mais pronunciadas, levando a formação de uma célula flagelada e com escasso citoplasma.
1. APARELHO REPRODUTOR:
1.1 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO
É formado pelos testículos, epidídimo, canal deferente, glândulas anexas, pênis, próstata, vesículas seminais, ductos ejaculatórios e uretra.
Testículos: Situa–se no interior da bolsa escrotal fora da cavidade abdominal, isto promove a manutenção da temperatura, que deve ser mantida abaixo da temperatura corporal.
São glândulas de dupla função: produzem espermatozóides e hormônios sexuais masculinos. Sua formação é composta por uma capa espessa de tecido conjuntivo rico em fibras colágenas denominadas de albugínea. Revestindo a albugínea temos a túnica vaginal derivada do peritônio, este conjunto se aloja no saco escrotal que é uma estrutura constituída por músculo liso e pele. Da capa conjuntiva partem septos que se dividem em lóbulos. Cada lóbulo contém de um a três túbulos seminíferos, que se apresentam intensamente enovelados. Estes continuam com os túbulos curtos e retos – tubule rect, os quais representam o inicio das vias genitais e desembocam numa rede de canais chamada rete testis.
Os túbulos seminíferos são constituídos de dois tipos de células: células de sertoli, essas proporcionam nutrição, hormônios e provavelmente enzimas necessárias para determinar as alterações que ocorrem na espermátides. A segunda célula constituída nestes túbulos são as de linhagem