funcionalismo
PSICOLOGIA
NEUROCIENCIA.
ANA MARIA ANTONIO MALMONGE RA:66973624
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Prof ª. KELE CRISTINA PASQUALINI
.
ESTRUTURALISMO
É um sistema elementista, atomista e associacionista. Procura entender a concatenação da unidade no todo. Utilizasse da filosofia, procura quantificar ou medir as suas experiências, muito embora utilize também a descrição qualitativa dos elementos mentais. Em suas pesquisas, faz uso de laboratórios. Na linha filosófica, é empirista critico. Por ser mentalista, aceita como parcimônia, o materialismo cientifico, quando tenta descrever os fenômenos mentais pelos conceitos das ciências físicas. Foi uma escola mais pura do que aplicada. Interessava-se pela mente humana em geral, procurava estabelecer leis gerais que servissem a todos e não se preocupava com diferenças individuais e os problemas práticos do dia a dia. Titchener era adepto do paralelismo psicofísi-co, que por sua vez distingue o físico da mente ( mente x físico).não há um consenso na denominação da psicologia de Titcnener que por vezes chamada de estruturalismo, as vezes introspeccionismo, existencialismo e as vezes tichenerianismo.
O estruturalismo foi uma escola que não teve muitos adeptos, nem mesmo nos estados unidos, onde se desenvolveu. Foi alvo de muitas criticas, mas contribui para que a psicologia se tornasse uma verdadeira ciência.
FUNCIONALISMO
O Funcionalismo foi a primeira escola exclusivamente norte americana, floresceu as universidades de Chicago e Colômbia. Teve como percussores as ideias evolutivas de Darwin, a psicologia do ato e a fenomenológica e o naturalismo de Rousseau. Foi entanto William James que lançou as suas bases, ao criticar o atomismo associacionista, que considera a vida psíquica como um agregado de elementos simples (estruturalismo).
Ao contrario do estruturalismo, que analisa a mente e a sua estrutura, os funcionalistas