Games no Brasil
O mercado de Games no Brasil tem crescido muito. Para quem conhece este setor isso já não é novidade. Esse setor do mercado cultural inclusive recebe verba da lei Rouanet para criadores nacionais. O aumento dessa indústria chegou a 60% de 2011 para 2012, sendo o maior índice registrado naquele ano e arrecadou cerca de 1,6 bilhão de reais. Nosso país, atualmente, quarto maior consumidor de jogos eletrônicos no planeta. A chegada de duas fábricas dos consoles (plataformas que suportam os jogos, além do “PC”) ajudou nisso. Juntando esses fatores a diminuição da pirataria transformou o Brasil em uma mina de ouro para as distribuidoras, levando-as a dar mais atenção aos “gamers” daqui e começar a lançar seus jogos legendados em PT-BR (língua portuguesa do Brasil).
A geração atual de consoles é composta por três nomes de respeito: Playstation 3(Sony), XBOX 360(Microsoft) e o Wii(Nintendo). A Nintendo não é tão forte assim e a real briga é entre a Sony e a Microsoft. No início da batalha lá em 2007, o XBOX começou ganhando, o recém lançado PS3 saiu cheio de problemas e com um preço exorbitante comparado ao rival (aqui no Brasil chegava a R$7000,00). O renascimento da Sony na guerra veio na chegada da versão slim do console, que veio com todos os problemas corrigidos e um preço muito melhor. Aqui o PS3 vence por uma pequena diferença, mas no resto do mundo o XBOX mantém uma pequena vantagem acima do adversário.
Os Grandes Jogos de Hoje
Nas últimas décadas, as produtoras vêm procurando dar cada vez mais qualidade aos seus jogos e dar cada vez mais detalhes para o enredo e inclusive coisas banais como movimentação dos personagens e interação com o cenário, para tentar proporcionar o total deleite da jogatina aos fãs e jogadores casuais.
O crescimento da indústria de games levou a criação do VGA (Video Game Awards), espécie de Oscar dos vídeo games. Esse ano dois games apareceram e se destacaram muito.
GTA V X