CONTABILIDADE
Contabilidade é a ciência que estuda,interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.Ela alcança sua finalidade através do registro e analise de todos os fatos relacionados com a formação ,movimentação e as variações do patrimônio administrativo,vinculado a entidade,com o fim de assegurar o seu controle e fornecer seus administradores as informações necessárias a ação administrativa.
A Teoria Contábil pode ser analisada por diversos enfoques.Um dos principais enfoques usados na teoria contábil é a positivista.As pesquisas iniciais em contabilidade tinha um foco meramente normativo,com o costume de prescrever uma teoria contábil.Por volta dos anos de 1960,com a ajuda de teorias econômicas e financeiras os estudos foram se modificando e começou a haver uma preocupação em explicar praticas contábeis.
Um dos grandes pesquisadores foi Friedman,ele definia a ciência positiva como um desenvolvimento de uma teoria ou hipótese que produz previsões validas e com significado a respeito de fenômenos que futuramente serão observados.
O outro enfoque muito importante é a metodologia indutiva ou seja após considerar vários casos,usando o raciocínio se conclui uma verdade geral.
Dentro da teoria contábil existe vários conceitos utilizados. O conceito Ativo é um conjunto de bens e direitos de uma entidade ou aplicações de recursos de uma empresa.Esse é uma dos conceitos mas importantes existentes na contabilidade pois a mesma é utilizada na definição de outros termos.O conceito Ativo possui diversos significados dentre eles:reserva de benefícios futuros,ativos como benefícios econômicos futuros,recurso controlado pela empresa.
Outro conceito muito utilizado na contabilidade é o Passivo ele se opõe ao Ativo e possui diversas definições tais como: Buscam capturar impactos, troca benefícios por sacrifícios, obrigações da empresa, serviços a ser prestados entre outros.
Dentro tantos conceitos de passivo o