Gameficação
Muito se tem falado sobre gamification nos últimos tempos, mas ainda existe muita confusão, pois a palavra induz em erro quem não conhece o conceito. Vou tentar esclarecer.
Gamification é uma forma de motivação de pessoas que usa técnicas semelhantes às usadas em jogos. Porém essas técnicas são aplicadas em ambientes que não são jogos.
Um caso bem brasileiro do uso de gamification é o da Nota Fiscal Paulista. O governo de São Paulo criou esta iniciativa com intuito de reduzir a sonegação de impostos por parte das empresas que o faziam através da omissão de vendas.
Os consumidores são convidados a colaborarem na exigência de emissão de notas fiscais. Em compensação os consumidores recebem um crédito que vem de parte do imposto recebido pelo estado. Para além disso podem participar em sorteios e receber recompensas maiores.
Estes estímulos e recompensas constituem de fato técnicas de motivação semelhantes às usadas em jogos, só que no caso são aplicadas a algo que não é um jogo, mas sim algo real que é a devida tributação das empresas pelas vendas que realizam.
As pessoas participam voluntariamente e são recompensadas por isso. O resultado final não é um jogo, mas sim algo que já existia e pode melhorar cada vez mais à medida que mais pessoas se vão envolvendo.
Como gamification pode ajudar os sites na web?
As técnicas de gamification podem e devem ser usadas em sites na web de forma a atrair e reter cada vez mais pessoas. Porém é de vital importância compreender porque gamification funciona para entender como os sites se podem beneficiar.
A web já tem quase 20 anos, mas muitos sites funcionam de forma unidirecional, quer dizer são meros passadores de informação dos editores para os visitantes dos sites.
O que se aprendeu com os jogos é que as pessoas querem ser mais ativas e relevantes. Não querem ser meros alvos passivos de informação e propaganda. Esse é o problema de muitos sites que promovem produtos de afiliados.
É