gabarito
Conforme Schmidt (2000) a Contabilidade brasileira passou por dois importantes momentos, no primeiro que começa desde o ano de 1500, até 1964, e o segundo que começa a partir de 1964, quando foi estabelecida uma nova forma de ensino da Contabilidade no país.
Do primeiro momento cabe salientar que de 1500 até 1822, o Brasil não obteve grandes avanços. Esse momento é conhecido na história como Colonial. Neste período o Brasil cultivava pau-brasil, passando pelo cultivo da cana-de-açúcar e da exploração do ouro, no qual foi necessário um maior controle das riquezas. De acordo com Furtado (1988), em 1702 o Governo criou a Intendência de Minas que era incumbida de dirigir a exploração, fiscalizar e cobrar tributos nas capitanias nas quais acontecesse a mineração.
Em 1808, aconteceu uma das mais importantes manifestações contábeis brasileiras, quando da chegada da família real portuguesa ao país, um alvará no qual os Contadores Gerais da Real Fazenda tinham que adotar o método das partidas dobradas na escrituração mercantil. Considera-se também outro fato importante: em 1809, José da Silva Lisboa, também conhecido como Visconde de Cairu, que foi um dos articuladores da abertura dos portos brasileiros, apresentou o primeiro sistema de direito comercial e realizou os primeiros estudos de economia política do Brasil, criando a primeira Cadeira de Aula de Comércio no Rio de Janeiro.
De acordo com Schmidt (2000).O modo da escrituração consta no Título II do referido alvará:
I. Para que o método de escrituração, e formulas de contabilidade da minha Real Fazenda não fique arbitrário, e sujeito à maneira de pensar de cada um dos Contadores Gerais, que sou servido, crio para o referido Erário: ordeno que a escrituração seja a mercantil por partidas dobradas, por ser a única seguida pelas Nações mais