CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
3.1 Centro de Distribuição Avançado (CDA)
Os CDAs são unidades de armazenagens próprias do sistema de distribuição, onde o estoque é posicionado em vários elos de uma cadeia de suprimentos. Um dos objetivos dos CDAs é atender de forma eficiente aos clientes nos mais diversos pontos do mercado.
Outro dos objetivos desses centros avançados é exatamente tratar as mercadorias e o controle desses estoques de forma que não percam a validade, evitando suas trocas, e que faltem em pontos de vendas ligados principalmente à área de alimentos que são comercializados em pontos de vendas específicos.
São locais onde há comercialização e um controle maior sobre produtos que são altamente perecíveis, como por exemplo:
• trigo, produtos resfriados, sucos, doces, frutas, legumes.
Parece-nos que o grande problema em um CDA são justamente os custos dos estoques. Como resolvê-los ou minimizá-los? A esse respeito, trataremos de algumas alternativas para redução.
Transit Point
O Transit Point é bastante similar aos CDAs, a diferença é que não mantém estoques e opera como uma instalação de passagem (ponto de trânsito), recebe os carregamentos consolidados distantes do centro produtor, separando-os para entregas locais (pequenas distâncias) a clientes individuais, evitando que a mercadoria fique em estoques.
Cross Docking
É uma alternativa que evita que a mercadoria seja acondicionada para depois ser entregue ao cliente final. O produto entra na empresa sendo armazenado em um ponto estratégico para envio em prazos inferiores a 48 horas.
Essa operação envolve múltiplos fornecedores, os quais atendem a clientes comuns. Consiste, basicamente, no fracionamento de cargas, isto é, divide-se uma ou mais cargas maiores em outras menores.
As instalações dessas atividades devem permitir uma entrada e saída através de docas para um escoamento rápido e seguro. Embora sua operação pareça simples, são necessários recursos de