centro de distribuição
**Bibliografia utilizada na apresentação da disciplina: Novaes, Antonio Galvão-Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição, 2007.
Gonçalves, Paulo Sérgio-Administração de Materiais,2007.
Nota importante:
Canais de Distribuição uso interno e restrito para acompanhamento às aulas.
Conceituação:
O Canal é o meio através do qual um sistema de livre mercado realiza a transferência de propriedade de produtos e serviços.
A American Marketing Association, define Canal como “ ......a estrutura de unidades organizacionais dentro da empresa, e agentes e firmas comerciais fora dela, atacadistas e varejistas, por meio dos quais uma mercadoria, um produto ou um serviço são comercializados....”
Tecnicamente, um canal é um grupo de entidades interessadas que assume a propriedade de produtos ou viabiliza sua troca durante o processo de comercialização, do fornecedor inicial até o comprador final.
Grande parte dos produtos comercializados no varejo chega às mãos dos consumidores através de intermediários: o fabricante que produz o objeto, o atacadista ou distribuidor, o varejista e eventualmente outros intermediários.
Baseado neste enfoque, um CANAL DE DISTRIBUIÇÃO representa a sequência de organizações ou empresas que vão transferindo a posse de um produto desde o fabricante até o consumidor final (Rolnick, 1998).
Exemplo: Canal de Distribuição de um determinado produto pode envolver, os seguintes setores:
Fabricante
Atacadistas
Varejo
Serviços pós-venda (montagens, assistência técnica)
Uma determinada cadeia de suprimento é constituída por canais de distribuição que, segundo Stern et al. (1996) constituem:
“conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de tornar o produto ou serviço disponível para uso ou consumo”.
Distribuição Física Canais de Distribuição Figura 4.1 - Paralelismo entre canais de