Centro de distribuição
INTRODUÇÃO
1. Contextualização do Tema A busca pelo aumento do nível de serviço logístico é constante em toda empresa, que, por sua vez, considera diferentes atividades para que esse aumento no seu serviço ocorra. Uma das principais qualidades dadas pelo cliente a uma empresa é sua rapidez de entrega de produtos, que para isso exige grande esforço de nosso departamento de logística que é quem vai decidir qual a melhor maneira para que isso ocorra.
Uma maneira de melhorar cada vez mais essa entrega de mercadoria, que nada mais é do que a ultima parte do ciclo de pedido do cliente, que distribuir vários “depósitos” por regiões onde fique mais estratégica as entregas, levando assim maior qualidade e rapidez na entrega. Esses “depósitos” podemos chamar de Centros de Distribuição, que são lugares onde empresas depositam seus produtos prontos para facilitar a entrega para o consumidor final. De acordo com a Associação Brasileira de Logística (Aslog), o Centro de Distribuição (CD) é um armazém que tem por objetivo realizar a gestão dos estoques de mercadorias na distribuição física. Em geral este armazém recebe cargas consolidadas de diversos fornecedores. Estas cargas são então fracionadas com intuito de consolidar os produtos em quantidade e variedade corretas, para depois serem encaminhadas aos pontos de vendas, ou em alguns casos aos clientes finais, conforme ilustrado na Figura 1.
Figura 1 – Centro de Distribuição
Figura 1 – Centro de distribuição
2. Problema de Pesquisa Segundo Lacerda (2000), o objetivo principal dos CDs é permitir uma resposta rápida às necessidades dos clientes de determinada área geográfica, normalmente distante dos centros produtores, e com isso melhorar o nível de serviço prestado. Para ter essa resposta rápida, analisa-se vários fatores ligados aos centros de distribuição, como transporte, abastecimento, localização e armazenamento.
Com todos esses