Sistemas de informação
B). Para as unidades consumidoras de baixa tensão as regras para a cobrança são mais simples: o valor a ser pago é o produto da quantidade de energia consumida (medida em KW/h) pelo valor unitário do KW/h. Para determinar a quantidade de energia consumida é instalado um medidor de energia elétrica em cada UC, como o ilustrado a seguir.
A medição é feita mensalmente por um funcionário da empresa de energia elétrica que passa em cada UC e verifica o valor marcado no medidor. A quantidade de energia consumida no mês é obtida subtraindo o valor lido do medidor no mês anterior do valor lido no mês atual. Exemplo:
Leitura anterior: 3244
Leitura atual: 3318
Quantidade de energia consumida: 74 KW/h
Existe a possibilidade de ocorrer a “virada” do medidor, que acontece quando os ponteiros atingem o valor máximo e voltam ao zero. Neste caso, a medição do mês atual é menor que a medição do mês anterior. Exemplo:
Leitura anterior: 9809
Leitura atual: 12
Quantidade de energia consumida: 203 KW/h Para que o cliente seja cobrado pelo seu consumo, é gerada uma fatura contendo o código da UC, nome do proprietário da UC, endereço da UC, leitura atual, leitura anterior, a quantidade consumida de KW/h, o valor da tarifa por KW/h e o valor a ser pago pela quantidade de KW/h consumida. ETAPA 1 - Tipos primitivos de dados, estrutura de controle, classes, atributos, métodos e instanciação. Desenvolva uma classe que representa uma Unidade Consumidora de baixa tensão. Identifique os atributos e métodos necessários para que seja possível