Gabarito 3° trimestre CP II
8º Ano – História – Professora Janis
Questionário de revisão
1. Explique a Revolução Puritana.
Durante o século XVII, Carlos I, rei da Inglaterra e o Parlamento se enfretaram numa guerra civil. O conflito se iniciou quando o parlamento impôs ao rei Carlos I a petição dos direitos onde dizia que problemas com impostos, prisões, julgamentos e convocações do exército só seriam possíveis com autorização do parlamento. O rei aceitou a imposição, mas não a cumpriu. As atitudes do rei começaram a formar revoltosos.
A crise financeira pelo não pagamento de impostos em 1640, fez com que o rei aumentar os impostos, o que o Parlamento foi contra. Em 1642, o rei tentou retomar seu poder indo contra medidas parlamentares e isso gerou a Guerra Civil em 1642. O parlamento que contou com os presbiterianos e os puritanos como aliados venceram o rei Carlos I que tinha os anglicanos e os católicos aliados a ele. O parlamento conseguiu vencer o rei com o exército de Oliver Cromwell. Para consolidar as vitórias burguesas, O rei foi morto e a república instaurada.
2. Qual a importância de Oliver Cromwell para a Revolução Puritana?
Oliver Cromwell era o líder da Revolução Puritana. Era um dos membros do Parlamento e chefe dos cabeças-redondas (puritanos). O exército do Parlamento (contrário ao rei) estava sob a liderança de Cromwell. Com a prisão do rei, Cromwell tomou as rédeas da revolução, controlando o exército e a política. Tornou-se líder da república e Lord Protetor da Inglaterra, cargo vitalício, que permitiu governar a república de forma autoritária.
3. O que eram os Atos de Navegação?
O Ato de Navegação foi uma legislação promulgada na Inglaterra, em 1651, por Oliver Cromwell. Nela se estabelecia que todas as mercadorias importadas por qualquer país europeu fossem transportadas por navios ingleses ou de seus próprios países. Que qualquer navio que aportasse em portos ingleses deveria ser inglês.
4. No que os Atos de