Fórum de educação
XXII - FÓRUM DE EDUCAÇÃO - MÉMÓRIAS LINGUAGENS E ENSINO.
Atualmente, a prática em sala de aula requer uma habilidade muito grande do professor. Segundo Mariana Primo e Taires de Menezes, a problemática mais comum nas salas de aula deve-se a indisciplina, movido com o contexto atual e até do ambiente escolar, como: ousadia, bullyng e desrespeito.
O problema da indisciplina pode ser provocado com problemas psicológicos, ou familiares, ou da estruturação escolar, ou das circunstâncias sócio-históricas, ou, então, que a indisciplina é causada pelo professor, pela sua personalidade, pelo seu método pedagógico. Na realidade, a indisciplina não apenas tem causas múltiplas, como se transforma, uma vez que depende de todo um contexto sócio-cultural que lhe dá sentido. Entretanto, o professor deve ter voz ativa, promovendo o diálogo buscando soluções para que o comportamento dos discentes se transforme. O diálogo tanto com os alunos como com as famílias.
O papel da escola além de proporcionar a aquisição do conhecimento, é educar para o convívio com várias pessoas. À família cabe o papel de transmitir os valores morais e a ideologia de vida, e serem firmes quanto a isso. Por exemplo, valores como generosidade e honestidade devem ser ensinados pelos pais, mesmo que outras famílias não os ensinem, deixando bem claro a importância destes na sua. Ao ser analisado os jogos na educação infantil podem identificar os benefícios cujo objetivo é educar a criança sem ficar algo monótono, aprender brincando, que ajuda na socialização da criança, aprende a ganhar e a perder. E está vinculado ao sonho, por conseguinte, estimulando a imaginação.
Além de serem apresentados os jogos, a música também tem um papel importante na docência infantil, apresentando com um novo método de aprendizagem, trabalhando com os sons das palavras para aguçar cada vez mais a audição das crianças.